Curiosidades sobre os gatos – 08 de Agosto, Dia Internacional do Gato

Projeto Cão Amarelo.
11 de julho de 2018
De que forma a mudança de ambiente afeta os pets?
3 de setembro de 2018

ALGUNS BENEFÍCIOS DE SE TER UM GATO

Estudos comprovam que pessoas que têm animais de estimação tendem a apresentar e demonstrar menos estresse quando comparadas com aquelas que não têm animais. É importante lembrar também que os gatos são animais ótimos de convívio, sossegados, independentes, muito carinhosos e higiênicos.

 

APRENDA A CONVIVER COM SEU GATO

Os gatos são excelentes companheiros, com a vantagem adicional de não precisarem de atenção integral. O gato se contenta em ficar ao seu lado, mesmo enquanto você está ocupado com outras coisas. Eles não necessitam de grandes espaços para viver, vivendo tranquilamente em um apartamento.

Ao contrário dos cães, os gatos não se deixam “possuir” com facilidade. O afeto do gato precisa ser conquistado. Ele não tolerará um mau dono, em função de um senso de lealdade equivocado, mas reconhecerá um dono atencioso e compreensivo, retribuindo com amizade e respeito. É preciso entender sua natureza e tratá-lo adequadamente.

Todos os felinos exibem um ar aristocrata nato. Estudos genealógicos do gato doméstico apontam como seus antepassados os mais inteligentes, sutis, perigosos, graciosos e valentes mamíferos do planeta. Dócil quando comparado com um puma, o gato de estimação ao contrário dos outros animais, é independente por instinto, resquício de seus ancestrais selvagens.

 

VOCÊ SABE QUAL O TEMPO DE VIDA NORMAL DOS GATOS?

A grande maioria dos gatos vive em média 11 a 12 anos, porém, é importante ressaltar que isto é uma média, já que este tempo de vida está diretamente relacionado com o estilo de vida do animal. Um exemplo, seria a diferença do tempo de vida de um gato que mora dentro de casa, que pode chegar a viver até uns 18 anos (na média), e outro que mora na rua que normalmente chega aos 8 anos.

 

VOCÊ SABE COMO OS GATOS ENTRARAM PARA CASA E SE ESPALHARAM PELO MUNDO?

Os gatos teriam entrado em casa há, aproximadamente, 4000 anos a.C. com a finalidade de expulsar os roedores que destruíam as colheitas. Os primeiros locais onde isso ocorreu foi Pérsia, Índia e o Antigo Egito. Posteriormente, com a circulação dos comerciantes através dos mares, os gatos atingiram a Grécia, o Império Romano e a Europa Ocidental.

Atualmente, muitas pessoas têm admiração pelos gatos e esta razão tem algumas supostas explicações:

  • O tipo físico, desenvoltura e outras particularidades como olhar e agilidade, além de sua simbologia;
  • Sua naturalidade, beleza, independência e personalidade;
  • Seu estilo de vida que se adapta muito bem as pessoas que trabalham durante o dia todo e também as que moram em apartamentos.

 

GATO E O MITO DAS SETE VIDAS

A crença pode ter surgido quando se observou que os gatos conseguiam suportar diversos preconceitos, além de acidentes e maus tratos. Quanto ao número sete, seria pelo fato de que é um cabalístico. Portanto, tal crendice tenha sido originada por causa do clima de mistério e magia que sempre rondou a vida dos gatos durante toda a história.

 

CURIOSIDADES DA HISTÓRIA

  • Os gatos já foram chamados de agentes de Satã e mortos como bruxos;
  • No Antigo Egito quando um gato morria, os donos da casa raspavam a sobrancelhas em sinal de luto;
  • Milhares de múmias de gatos foram encontradas no Antigo Egito em 1889;
  • Todo navio pirata tinha com certeza um gato e nem sempre um papagaio.

 

ALGUMAS CURIOSIDADES

– O gato mais pesado do mundo era Himmy, um gato australiano que chegou a pesar 21 Kg em 1986 e tinha uma cintura de 84 cm.

– O gato mais leve do mundo foi um himalaiano de Illinois, que pesava apenas 800 g e media 18,4 cm de comprimento e 7 cm de altura.

– O gato mais velho do mundo foi o inglês Puss, que morreu de 1939, um dia após ter completado 36 anos. Já a gata mais idosa era também inglesa e morreu em 1957, aos 34 anos.

– Os gatos têm cerca de 100 sons vocais ao contrário dos cães que apresentam apenas 10.

– Um gato pode ficar vários dias sem comer, caso o alimento não lhe agrada, e pode até morrer de fome.

– Os felinos podem chegar a dormir até 16 horas por dia, divididas em vários períodos. Isto quer dizer que um gato de 7 anos só esteve realmente acordado durante dois anos.

– O gato tem 245 ossos, enquanto que o homem tem 206 no total.

– Quando o gato está assustado, seu pelo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pelo se eriça apenas numa estreita faixa dorsal.

– O gato pode alcançar uma velocidade de até 50 km/h.

– Os gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcá-los com seu cheiro. O cheiro é produzido por glândulas localizadas na parte anterior do rosto.

– Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária para o homem enxergar.

– Quase 10% dos ossos dos gatos se encontram na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio;

– Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura;

– Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda;

– Por natureza, o gato é solitário e, portanto, não tem necessidade de viver em grupos. Ele considera o homem mais um companheiro do que seu “dono”.

– Não corte os pelos do bigode de seu gato, pois são órgão táteis dele.

– O gato possui um equilíbrio extraordinário. Numa queda, ele gira o corpo ainda no ar e cai sobre as patas, o que demonstra a flexibilidade e robustez de esqueleto. Porém, se a queda for de um lugar muito baixo, não haverá tempo suficiente para se virar; se ela for de um lugar muito alto, poderá ferir-se seriamente.

– A alergia nos humanos é causada por uma proteína presente na saliva do gato que é depositada nos pelos durante as lambidas com que os gatos se limpam.

– São mais ativos durante a noite, pois tem uma excelente visão noturna. Mas não distinguem bem as cores.

– A audição do gato é superior à do homem, porém ele é incapaz de diferenciar dois sons vindos da mesma direção.

– O ditado “a curiosidade matou o gato” originou-se pelo fato de que o gato, apesar de cauteloso, é um dos animais mais curiosos que existe.