" = Gripe Canina: como é transmitida, sintomas e prevenção. - Animal Farma

Gripe Canina: como é transmitida, sintomas e prevenção.

Você sabia que fogos de artifício causam muito medo nos animais?
14 de junho de 2018
Informações sobre o ativo UC-II
20 de junho de 2018

Você já ouviu falar da gripe canina? Com a chegada do outono, surgem as baixas temperaturas e o clima seco. Essa combinação pode causar uma série de doenças respiratórias no seu cachorro. Entre elas – e uma das mais comuns – está a traqueobronquite infecciosa canina, vulgarmente conhecida como a “gripe canina”, uma enfermidade que atinge o sistema respiratório canino e pode desencadear outros problemas de saúde. Como o próprio nome já diz, os sintomas da doença são muitos semelhantes à gripe humana, sendo a tosse o principal deles. A doença ainda tem um fator que precisa de atenção: debilita o sistema imunológico do animal, fazendo com que ele fique mais propenso a desenvolver outras doenças em simultâneo, ou até mesmo o agravamento do problema respiratório para uma pneumonia, por exemplo. Antes de falarmos sobre os sintomas, é importante saber de uma informação: 2 a cada 10 cachorros infectados não desenvolvem os sinais clínicos da doença, ou seja, não sofrem com ela. Entretanto, ainda assim podem contaminar outros animais. Por isso a necessidade de exames regulares!

 

Sintomas da Gripe Canina

Os sintomas mais característicos da doença, são:

  • Tosse contínua – que pode ser confundida com engasgos, podendo ocorrer vômitos.
  • Coriza/corrimento nasal;
  • Espirros;
  • Febre;
  • Letargia;
  • Falta de apetite.

Ao detectar algum desses sinais, leve o seu animalzinho para um médico veterinário. Afinal, além do perigo da traqueobronquite infecciosa, outras doenças também possuem sintomas, como a pneumonia.

 

Prevenção

Atualmente, as formas de prevenção contra a gripe canina são simples e muito eficazes. Elas giram em torno de duas grandes ações: a vacinação e o fortalecimento imunológico do animal. Além disso, é importante também evitar o contato com animais infectados. A vacinação contra a gripe canina faz parte dos protocolos comuns e iniciais de vacinação de filhotes caninos. Basta você se assegurar que o cãozinho está devidamente vacinado, principalmente se o seu animalzinho foi e passou algum tempo nas ruas ou com tutores descomprometidos. O fortalecimento imunológico pode ser realizado atentando para a boa alimentação do animal, e com o reforço da suplementação, que pode ser manipulada na Animal Farma sem maiores custos e complicações. Para essa última, consulte o médico veterinário e detecte quais nutrientes o animal necessita suplementação.

 

Manipulação de medicamentos

Manipular medicamentos são ótimas alternativas para tornar todo o tratamento medicamento mais confortável e menos estressante para tutor e seu animalzinho. A Animal Farma é a primeira farmácia de manipulação exclusivamente veterinária de Santa Catarina e uma das primeiras do Brasil, há 10 anos no mercado cuidando da saúde dos animais com dedicação, qualidade, segurança, praticidade, exclusividade e menor estresse.