Alimentos que os pets não devem comer.

Informações sobre o ativo UC-II
20 de junho de 2018
Medicamentos proibidos para gatos.
2 de julho de 2018

É difícil resistir às carinhas deles quando nos veem comendo algo. E, muitas vezes, cedemos aos olhares pidões oferecendo um pedaço disso ou daquilo para provarem. Porém muitos dos alimentos que consumimos no dia-a-dia, por mais inocentes que seja para o organismo humano, podem promover verdadeiras tragédias no corpo dos pets. Só para que você tenha ideia do risco que seu pet corre todos os dias, estão na lista de alimentos proibidos: carnes cruas, alguns tipos de frutas, chocolate e outros tipos de doces, café e até mesmo ossos. Todas essas comidas podem deixar os pets com estômago e intestino irritados, pode provocar diarreia, pancreatite, paralisia e assim por diante. É por isso que, com ajuda de veterinários, selecionamos abaixo alguns dos alimentos que mais representam risco à saúde de seu pet.

  1. Chocolate

O chocolate faz parte dos alimentos proibidos para animais porque pode intoxicar ele. A culpa, aliás, é de uma toxina chamada teobromina, que pode trazer muitas complicações se o pet ingerir de 100 mg a 150 mg por quilo de seu peso corporal. Se você suspeitar que seu pet ingeriu chocolate, procure um veterinário imediatamente!

 

  1. Alho e cebola

São altamente tóxicos. Ambos destroem os glóbulos vermelhos, causando problemas de sangue, como a anemia.

 

  1. Abacate

Contém uma substância chamada persina, que afeta negativamente o sistema digestivo. Além disso, por ser rica em gordura, a fruta pode gerar pancreatite (inflamação do pâncreas).

 

  1. Carambola

Possui alta concentração de oxalato de cálcio solúvel, que pode causar vômito, diarreia e tremores.

 

  1. Frutas secas, uva-passa e uva.

Risco de falência renal, vômitos, diarreia e até mesmo a morte.

 

  1. Doces

Além de tornar os bichinhos obesos e diabéticos, as guloseimas contêm xilitol, uma substância que causa falência renal, hipoglicemia e pode levar o pet à morte.

 

  1. Fritura e gordura

Alimentos como a pizza, o queijo e a batata frita dão desarranjo intestinal e podem levar à pancreatite.

 

  1. Osso

Diferentemente do que é mostrado em desenhos animados, não devemos oferecer pedaços de ossos para nossos pets, pois existe o sério risco de ocorrer uma perfuração gastrointestinal.

 

  1. Macadâmia

Algumas de suas substâncias podem afetar os músculos, o sistema digestivo e nervoso dos animais, gerando fraqueza, tremores, dores abdominais, vômitos e depressão.

 

 

  1. Café, chá e refrigerantes.

Além de induzir ao vômito e à diarreia, bebidas desse tipo são responsáveis por taquicardia, paradas cardíacas e até mesmo convulsões.

 

 

  1. Leite e derivados.

A maioria dos pets é intolerante à lactose. Sua ingestão pode ocasionar dores abdominais, gases, náusea e diarreia.

 

 

  1. Bebidas alcoólicas

Além de uma intoxicação, existe risco de o pet entrar em coma ou ir a óbito.

 

Então, o que eles podem comer?

Os animaizinhos podem, sim, comer alimentos para humanos, desde que a ingestão seja prescrita por um médico veterinário especialista em nutrição de animais de estimação. Em todo caso, é permitido oferecer vegetais, verduras e frutas, mas sem exageros. As frutas devem ser ministradas em porções pequenas, em especial aquelas ricas em açúcares. Os cães não metabolizam muito rápido o açúcar, então, o consumo excessivo pode provocar obesidade. Vamos falar agora alguns alimentos que podem ser oferecidos aos pets, que de forma moderada, além de não fazer mal, fazem muito bem à saúde dos nossos peludos.

  1. Abóbora

A abóbora é uma excelente fonte de fibra e betacaroteno, e também uma fonte de vitamina A.

 

  1. Batata doce

Este é outro tipo de alimento rico em fibra, em vitamina B6, vitamina C, beta caroteno e magnésio. A batata-doce é uma ótima  guloseima, pois é  benéfica  para as gengivas do animal.

 

  1. Banana

Rica em vitamina B6, vitamina C , magnésio e potássio, baixa concentração de sódio, é uma fruta com pouca gordura. Você poder oferecer ao seu melhor amigo, usando sempre o bom senso, ou seja, não exagerando e não deixando ele comer mais que uma por dia.

 

  1. Maçãs

Sim, as maçãs são uma ótima opção. São crocantes e a sua pele é repleta de fito nutrientes, que são considerados protetores em relação a certos tipos de cancro nos humanos. As maçãs são fonte de vitamina A e C, e fibra.

 

  1. Cenoura

Contém muitos sais minerais. A cenoura traz diversos benefícios para os nossos pets. É uma grande fonte de vitamina A, e betacaroteno. Com Fósforo, Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio, a cenoura ajuda a chegar ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo. Além disso, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores do animal e aumenta o volume sanguíneo.

 

  1. Brócolis

Vegetal verde-escuro é um dos campeões de preferência e tem o poder de ajudar no controle da pressão arterial, o que é uma vantagem para pets idosos, obesos ou predispostos ao problema. Como deixa o animal saciado rapidamente e têm poucas calorias, o brócolis também é recomendado para aqueles que precisam emagrecer ou controlar o peso.  Só um lembrete: ofereça-o sempre com moderação, para que as fibras do alimento não soltem o intestino do animal.