Complexo Respiratório Felino: A “gripe” dos gatos

Otite Canina
Otite Canina: A inflamação no ouvido dos cães.
11 de abril de 2019
Micoplasmose Felina: A anemia infecciosa dos gatos
14 de abril de 2019
Complexo Respiratório Felino gripe de gatos

O que é o Complexo Respiratório Felino ou gripe dos gatos?

Por mais que seja chamada de “gripe” devido aos sintomas parecidos com a gripe humana, o Complexo Respiratório Felino não é causado pelo Influenza, e nem é uma doença que passa de animais para humanos e vice-versa.

Essa gripe felina refere-se à apresentação de doença contagiosa respiratória ou ocular causada por um ou múltiplos patógenos, podendo ser, ou o herpesvírus, ou um calcivírus. 

Transmissão

Os vírus que causam o Complexo Respiratório Felino são altamente contagiosos, e a transmissão é feita somente de gatos para gatos. 

No caso do herpevesvírus, a transmissão é feita pelas secreções orais, oculares e nasais, e só resiste no ambiente até 24h em umidade.

Já no caso do calcivírus a resistência é maior: o vírus sobrevive até 10 dias no ambiente, e além de ser transmitido pelas secreções, também pode contaminar um gato através de brinquedos, objetos e o próprio ambiente.

O complexo raramente acomete animais que vivem individualmente, já que a doença é iniciada por patógenos contagiosos. Com isso é um grande problema em abrigos de animais.

Sintomas e tratamento

O vírus pode ficar latente no organismo do gato, ou seja, ele “dorme”, até que o animal esteja em situação de estresse ou imunidade baixa.

Os sinais clínicos do Complexo Respiratório, ou gripe felina, variam de leves a muito graves, incluindo: secreção nasal, ocular espirros, pneumonia, conjuntivite, febre, letargia, falta de apetite e até úlceras na língua.

O tratamento geralmente é feito a base de antibióticos e tratamentos complementares como inalações para acelerar a recuperação.

A qualquer sintoma acima, consulte o seu médico veterinário de confiança, e com a prescrição e orientação dele em mãos, entre em contato com a Animal Farma mais próxima de você e faça um orçamento.

Temos unidades em São Paulo (Moema e Tatuapé), Joinville, Blumenau e Canoas. É fácil e rápido, basta nos enviar uma foto da receita por whatsapp agora mesmo. 

Seu gatinho merece saúde e disposição para viver muitos momentos ao seu lado!