Alimentação Natural para cães

Óleo Ozonizado para cicatrização de feridas em animais
5 de setembro de 2019
Cuidados com as patas dos pets
17 de setembro de 2019

Cada vez mais popular entre os tutores, a Alimentação Natural, ou AN, ainda tem muitas dúvidas e mitos envolvendo o assunto. Esse tipo de alimentação é muito indicado para cães alérgicos, já que a comida não passa por processos industriais e é feita sob medida para cada animal. 

Quer saber mais? Continue a ler esse post e entenda essa proposta de alimentação.

Como funciona a Alimentação Natural?

Basicamente, é uma alimentação balanceada, que contém todos os nutrientes que seu cão precisa para ficar saudável, e minimamente processada. Tudo acontece dentro da cozinha e os únicos processos pelos quais a comida passa são o cozimento ou congelamento.

A Alimentação Natural é composta pelo equilíbrio de proteínas, carboidratos, fibras e gorduras. Feita em 3 modalidades: crua com ossos, crua sem ossos e cozida.

A cozida é a mais comum, todos os ingredientes são preparados, garantindo segurança alimentar e mais sabor. Facilita a alimentação para pets mais sensíveis, mas é mais trabalhosa para o dono. Lembrando que não se deve usar temperos no preparo do alimento.

A crua com ossos é a dieta mais biologicamente compatível com o animal, pois é muito parecido com a alimentação dos lobos, ancestral selvagem dos cães. É baseada em um modelo alimentar desenvolvido nos anos 80 pelo veterinário australiano Ian Billinghurst, quase toda carnívora, usando de carnes, osso, vísceras cruas e alguns legumes crus batidos no liquidificador.

Por último, temos a crua sem ossos, a mais prática e econômica entre as três. São carnes e vísceras cruas, com alguns vegetais e carboidratos cozidos. Porém, precisa de organização para preparar as porções corretamente.

IMPORTANTE: Alimentação Natural não é o resto da comida humana. Existem muitos alimentos humanos e temperos de difícil digestão ou tóxicos para os cães, como cebola, chocolate, leite, pão, salsicha, uva, café, entre outros.

Como começar a Alimentação Natural?

Antes de mais nada, é necessário consultar um médico veterinário especializado em nutrição. Será feito todo o check-up do seu pet, para garantir sua saúde e entender quais são suas necessidades alimentares. Se seu cão tem alguma alergia alimentar, será feita uma dieta de eliminação para identificar a causa.

Só depois disso que serão estipulados os alimentos e a quantidade de calorias que precisam ser consumidos. É importante que os alimentos escolhidos na dieta, sejam fáceis de encontrar e preparar, para que o tutor não desista.

Sempre respeite a rotina do seu pet! Para facilitar, você pode fazer o preparo dos alimentos e congelar nas porções corretas para a semana toda. Nesse caso, a dica é: use o micro-ondas o mínimo possível para evitar a perda de nutrientes dos alimentos.

Outro ponto importante é verificar com o seu veterinário a necessidade de suplementação de vitaminas e minerais. Nas rações, essas suplementações já estão incluídas, mas na alimentação natural é preciso compensar o que não está presente nos ingredientes. 

Você pode encontrar na Animal Farma os suplementos ideais para as necessidades do seu cão. Seu pedido pode ser feito por Whatsapp de forma fácil e rápida! Entre em contato com a unidade mais próxima de você.

Consulte sempre um médico veterinário de confiança e peça pela manipulação!   

Ah, e fique ligado nas nossas redes sociais para sempre se atualizar sobre a animais de estimação, saúde pet, manipulação veterinária e muitos outros assuntos. Siga a Animal Farma no Instagram e Facebook! Também faça uma visita em uma de nossas unidades e farmácias próprias e franqueadas:

  • Em Santa Catarina: Franqueadora Joinville Matriz América, Joinville Anita Garibaldi e Blumenau;
  • No Rio Grande do Sul: Canoas;
  • Em São Paulo: São Paulo Moema e São Paulo Tatuapé.

Até a próxima!