Cuidados com as patas dos pets

Alimentação Natural para cães
11 de setembro de 2019
Intervenção Assistida por Animais
19 de setembro de 2019

Muito importantes para a qualidade de vida dos pets, as patas nem sempre recebem toda a atenção necessária. Explorar novos ambientes, brincar com seus donos e qualquer atividade divertida que seu pet costuma fazer, exige que suas patinhas estejam em perfeitas condições.

Quer saber quais os cuidados necessários? Continue lendo até o final!

Como cuidar das patas do seu cão ou gato?

O primeiro passo essencial no cuidado com as patas é a higiene. Os resíduos e bactérias das superfícies por onde passam ficam nos coxins, ou almofadinhas, dos animais, podendo causar ferimentos ou até doenças. Além disso, esse cuidado ajuda a localizar ferimentos que podem estar escondidos entre os coxins.

Por isso, faça a higienização das patas regularmente, principalmente após os passeios. Os gatos se limpam sozinhos, mas é sempre bom tomar cuidado para que não tenha nada que possa causar algum risco, já que toda a sujeira de suas patas acaba indo para a boca do animal.

As unhas costumam ser as primeiras a machucar as patas quando ficam muito grandes. Assim como a unha humana, as unhas dos pets nunca param de crescer e por eles passarem a maior parte do tempo dentro de casa, caminhando sobre superfícies lisas, acabam não tendo o desgaste necessário. 

Aparar as unhas dos seus peludos é uma solução muito legal, mas preste sempre muita atenção para não cortar mais que o necessário. Tanto nos cães quanto nos gatos, as unhas  tem vasos sanguíneos em seu interior e, se forem cortadas de forma errada, podem sangrar e causar dor. Se você quiser aparar as unhas do seu animal em casa, antes peça para que o seu veterinário ensine a forma correta de realizar o corte.

Os excesso de pelos que ficam entre as almofadinhas também podem ser aparados, facilitando a higienização e também para evitar escorregões. Por mais engraçadinho que seja ver seu animal deslizando pela casa, esses escorregões podem levar a quedas e lesões, então fique atento para o comprimento dos pelos das patas.

Quais os cuidados na hora do passeio?

Os passeios são muito legais para os cães gastarem energia e para os gatos desenvolverem seus instintos felinos, mas precisamos sempre tomar alguns cuidados, como horário e temperatura do chão.

Por mais resistentes que as almofadinhas sejam, temperaturas muito elevadas podem causar queimaduras, às vezes formando bolhas. Os horários recomendados para passeio são antes das 10h e depois das 16h. Nesse horário, o sol não está tão intenso, deixando a temperatura do chão mais agradável.

Mesmo respeitando esse horário, é indispensável que você teste a temperatura do chão antes de começar o passeio. Coloque a palma da mão no chão e espere 30 segundos, se você não sentiu nenhum desconforto em função de calor, pode seguir com o passeio.

Se você vive em algum lugar muito frio, tome cuidado para não expor seu animal ao chão frio por tempo demais. 

Outra alternativa, é usar proteções como sapatinhos, eles servem tanto para temperaturas altas quanto baixas. Apenas evite que o animal se estresse, não são todos os pets que se adaptam aos sapatinhos. Teste em casa e veja se eles se adaptam. Caso demonstrem muito desconforto, é melhor esperar a temperatura amenizar.

Hidratação nas patas?

Como já foi mencionado, as almofadinhas dos pets são muito resistentes, mas o contato com essas superfícies tão variadas pode acabar causando ressecamento. As patas dos seus bichinhos também precisam ser hidratadas, mas não use hidratante humanos. Esse cosméticos podem causar sérias alergias, principalmente nos gatos.

Existem alguns produtos hidratantes específicos para os nossos amigos patudos e a Animal Farma não ia ficar de fora! Pensando na saúde das patinhas do seu pet, criamos o Balm Hidratante em bastão!

É um produto próprio para almofadinhas ressecadas e é ótimo para o focinho também. Por ser em bastão, também facilita a aplicação. Seu pedido pode ser feito por Whatsapp de forma fácil e rápida! Entre em contato com a unidade mais próxima de você.

Consulte sempre um médico veterinário de confiança e peça pela manipulação!

Ah, e fique ligado nas nossas redes sociais para sempre se atualizar sobre a animais de estimação, saúde pet, manipulação veterinária e muitos outros assuntos. Siga a Animal Farma no Instagram e Facebook! Também faça uma visita em uma de nossas unidades e farmácias próprias e franqueadas:

  • Em Santa Catarina: Franqueadora Joinville Matriz América, Joinville Anita Garibaldi e Blumenau;
  • No Rio Grande do Sul: Canoas;
  • Em São Paulo: São Paulo Moema e São Paulo Tatuapé.

Até a próxima!