Animais castrados engordam?

Intervenção Assistida por Animais
19 de setembro de 2019
Disfunção Cognitiva em animais
27 de setembro de 2019

A castração é muito associada a melhora no comportamento dos pets, na perda do hábito de marcar território e o óbvio, evitar filhotes correndo pela casa. Sem contar que a castração ajuda a prevenir câncer e gravidez psicológica entre as fêmeas e previne o surgimento de tumores em machos.

Porém uma dúvida muito recorrente é: “Meu pet vai engordar depois da castração?”

Quer saber a resposta dessa pergunta? Leia a matéria completa.

Castração engorda?

A resposta é não… quer dizer, talvez. Precisamos prestar atenção em algumas coisas. Existe a possibilidade de seu pet, seja gato ou cachorro, mostrar algum aumento de peso, mas isso não se dá necessariamente em função da castração.

O que acontece é que há uma alteração hormonal depois do procedimento, levando a aumentos de apetite e comportamentos mais sedentários. Nesse caso, cabe ao tutor ficar atento a essas mudanças e adaptar alimentação e rotina de exercícios ideal para seu pet manter o ritmo saudável.

E não é regra, não, viu? Alguns animais continuam com os mesmos níveis de energia e apetite após a castração, então não há alteração de peso. 

Como adaptar a alimentação do meu animal que foi castrado?

Se você notou que seu animal deu uma engordadinha, você pode reduzir o tamanho ou quantidade de porções que ele recebe ao longo do dia. Uma opção também é mudar para um cardápio com menor teor energético. Lembre que é sempre muito importante seguir as indicações do seu veterinário.

Uma dica legal é pegar aquele petisco que seu pet adora e colocar num brinquedo próprio para dificultar que ele alcance o agrado. Dessa forma, ele vai comer muito mais devagar e ainda gastar alguma energia durante a alimentação.

Meu pet está mais sedentário, preciso levá-lo para passear?

Como mencionado acima, o comportamento do seu pet pode ficar mais sedentário, mas é justamente aí que você precisa focar nos passeios, então, sim. Apesar da redução de energia, que deixa ele mais calmo, seu pet ainda precisa se exercitar para manter a saúde em dia. 

No caso dos gatos, se preferir não levar para passear, estimule brincadeiras dentro de casa que façam com que ele gaste energia. Use brinquedos atraentes que façam seu gatinho te perseguir pela casa, pular e correr.

 

Além disso, existem suplementos alimentares que ajudam a controlar o peso do seu peludo. Peça orientação a um médico veterinário de confiança e após a consulta você pode encontrar na Animal Farma os suplementos ideais para auxiliar a reduzir o peso dos seus pets e diminuir os riscos à saúde. Seu pedido pode ser feito por Whatsapp de forma fácil e rápida! Entre em contato com a unidade mais próxima de você.

Ah, e fique ligado nas nossas redes sociais para sempre se atualizar sobre a animais de estimação, saúde pet, manipulação veterinária e muitos outros assuntos. Siga a Animal Farma no Instagram e Facebook! Também faça uma visita em uma de nossas unidades e farmácias próprias e franqueadas:

  • Em Santa Catarina: Franqueadora Joinville Matriz América, Joinville Anita Garibaldi e Blumenau;
  • No Rio Grande do Sul: Canoas;
  • Em São Paulo: São Paulo Moema e São Paulo Tatuapé.

Até a próxima!