Disfunção Cognitiva em animais

Animais castrados engordam?
24 de setembro de 2019
Quais os benefícios de conviver com animais na infância?
11 de outubro de 2019

A idade chega pra todo mundo, inclusive para os nossos patudos. O animal vai ficando mais branquinho e cansado, coisa que todos podem notar. Mas você sabia que também podem ocorrer alterações nas capacidades mentais?

 

Quer entender o que é disfunção cognitiva em animais? Continue lendo!

 

O que é disfunção cognitiva em animais?

Todos sabemos que doenças como o Alzheimer afetam mais facilmente pessoas com idade avançada. A surpresa acontece quando descobrimos que nossos amados pets também podem sofrer de doenças da velhice.

Também conhecido como demência senil, a Síndrome de Disfunção Cognitiva em animais é uma perda das capacidades de cognição e compreensão do meio em que vivem. Ou seja, suas capacidades de percepção, aprendizado, memória e julgamento começam a diminuir.

Os sintomas podem passar despercebidos por muito tempo, por isso a observação diária do tutor ao comportamento do animal é essencial. 

 

Como eu vejo se meu pet está com algum sintoma?

Pra começar, os sintomas mais comuns são: maior sedentarismo, distúrbios do sono, mudanças no apetite, começar a fazer xixi no lugar errado, agressividade, diminuição da interação social, desorientação, esquecer comandos básicos, latidos e vocalizações sem razão aparente, entre outros. Em gatos, é possível notar diminuição dos hábitos de higiene (lambedura).

Esse sintomas podem acontecer de forma muito sutil e só ser percebidos depois de o quadro de disfunção cognitiva já estar mais avançado. Dessa forma, é importante que seu animal seja acompanhado por um médico veterinário especializado em males da velhice, a partir do 7 anos para cães e felinos.

Além disso, outras doenças comuns de animais geriatras apresentam sintomas semelhantes, como diabetes, hipertireoidismo e doenças renais. 

 

A Síndrome de Disfunção Cognitiva tem cura?

Por se tratar de uma doença degenerativa associada à idade avançada, podemos apenas tratar para garantir uma boa qualidade de vida aos pets. Apesar de não ter cura, é possível retardar os efeitos do distúrbio. Por isso o acompanhamento com o veterinário é tão importante, quanto mais cedo diagnosticado, mais fácil de lidar com as novas necessidades do animal.

O tratamento costuma girar em torno de quatro pilares essenciais. O primeiro é: comprometimento do tutor. O animal terá necessidades especiais e maior dependência, por isso o tutor precisa ser paciente e estar sempre prestando atenção em qualquer alteração de comportamento e novos sintomas.

O segundo é: estímulos mentais e treinamento positivo. A ideia é re-treinar o animal, dessa forma você estará estimulando suas capacidades de aprendizagem e memória. É importante usar comandos simples no treino, com sinais bem claros, pois nesse ponto já pode haver déficit auditivo e visual.

No terceiro pilar temos: mudanças na casa. Deixe o ambiente em que o seu animal vive mais seguro, abra mais espaço para eles andarem e deixe comedouros e bebedouros, caixas de areia ou tapetes higiênicos em locais de fácil acesso. Além disso, para os gatos é interessante fazer enriquecimento ambiental, como saltos não serão mais uma atividade frequente, pode adaptar os brinquedos de forma que permitam escaladas, por exemplo.

Quarto e não menos importante: suplementação alimentar. A alimentação do seu pet vai pedir nutrientes antioxidantes, que melhoram as funções cerebrais

Além disso, pode haver necessidade de algumas medicações no tratamento do seu pet, consulte seu médico veterinário de confiança e peça pela manipulação. O tratamento fica muito mais personalizado e efetivo.

 

Na Animal Farma você encontra tudo que você precisa para o tratamento do seu pet idoso. Seu pedido pode ser feito por Whatsapp de forma fácil e rápida! Entre em contato com a unidade mais próxima de você.

 

Ah, e fique ligado nas nossas redes sociais para sempre se atualizar sobre a animais de estimação, saúde pet, manipulação veterinária e muitos outros assuntos. Siga a Animal Farma no Instagram e Facebook! Também faça uma visita em uma de nossas unidades e farmácias próprias e franqueadas:

  • Em Santa Catarina: Franqueadora Joinville Matriz América, Joinville Anita Garibaldi e Blumenau;
  • No Rio Grande do Sul: Canoas;
  • Em São Paulo: São Paulo Moema e São Paulo Tatuapé.

 

Até a próxima!