Quais os benefícios de conviver com animais na infância?

Disfunção Cognitiva em animais
27 de setembro de 2019
Oclacitinib: O que é e para quê serve?
15 de outubro de 2019

Crianças e pets são uma combinação perfeita! Uma relação cheia de afeto e companheirismo que é levada para a vida. Muitos pais ainda têm receio do contato dos filhos com pets, por medo da criança adquirir alergias ou doenças relacionadas ao animal, mas, na verdade, a lista de benefícios dessa convivência é bem longa e viemos aqui falar de alguns deles! 

Ficou curioso? Então leia a matéria até o final!

 

Existem benefícios para a saúde?

Estudos recentes de universidades do Canadá, Estados Unidos e Inglaterra mostram resultados muito legais sobre benefícios reais à saúde das crianças que vivem com animais. De acordo com um desses estudos, a convivência com pets desde a gestação ou logo nos primeiros meses de vida diminui as chances da criança apresentar complicações alérgicas e também reduz tendência a ganho de peso.

A imunidade da crianças também é muito beneficiada pelo contato com animais. Os níveis de imunoglobulina A, que evita proliferação de vírus ou bactérias, ficam mais altos, fortalecendo o sistema imunológico. Problemas como asma também são menos vistos em crianças que convivem com animais de estimação. 

Tudo isso acontece porque, ao ser exposto a pelos e outros alergênicos, o nosso organismo já passa a produzir por si só agentes que combatentes de alergias.

Animais também estimulam muito a atividade física, o que é ótimo para manter a saúde muscular dos nossos pequenos, sem contar que traz mais resistência e consciência corporal a criança, dessa forma ela se sente mais apta a explorar e experimentar atividades novas.

 

E quais os benefícios no desenvolvimento da criança?

Precisamos ressaltar que as relações entre pets e crianças estimula muito sentimentos como cumplicidade e paciência e dá maior senso de responsabilidade. Alguns estudos apontam que muitas crianças confiam mais no animal de estimação do que nos próprios irmãos. 

Como já mencionado antes, o desenvolvimento físico e motor de crianças que participam de atividades junto de pets tende a ser muito maior e acelerado.

Os animais também ajudam na socialização, o vínculo com o pet parece estimular a empatia e o interesse em interagir com outras pessoas. 

Problemas como ansiedade social também são reduzidos nessas situações. Essa redução na ansiedade infantil também ajuda no desenvolvimento da independência da criança. Ela passa a sentir menor necessidade de presença constante dos pais, pois o pet já faz com que ela não se sinta sozinha.

Questões como consciência ambiental também ficam mais desenvolvidas com a convivência com animais. O afeto que a criança sente pelo seu pet ou pelos animais com que convive tende a se estender a outros animais e o ambiente do qual eles vêm, a natureza.

Ter um pet ensina muita coisa. Responsabilidade e disciplina são sem dúvida as mais legais. Definindo as responsabilidades do seu filho para com o animal, vai trazer uma nova noção de importância pra ele. A criança vai entender que seu pet depende de sua disciplina em cumprir suas tarefas para ficar saudável e passar muito mais tempo com ele.

 

Como fica essa convivência se não tenho como adotar um pet?

Os pets da vizinhança, feiras de adoção, eventos da escola onde as outras crianças levam seus pet são muito legais e permitem o contato necessário para gerar os mesmos benefícios. E ainda tem o bônus de ensinar a criança a lidar com a frustração, pois por mais que ela goste demais de estar com os animais, eles já tem uma família e a criança não vai poder levar pra casa. Assim ela aprende a dizer tchau e lidar com o fato de que nem tudo é como a gente quer. É uma lição dura, mas muito valiosa.

 

Claro que existem muitos outros benefícios mais específicos e mais características de desenvolvimento que poderíamos citar, mas esses são os mais relevantes e que são mais abrangentes. Estamos sempre de olho nesse tipo de conteúdo, então chega aí de vez em quando pra conferir o que tem de novo.

Ah, e fique ligado nas nossas redes sociais para sempre se atualizar sobre a animais de estimação, saúde pet, manipulação veterinária e muitos outros assuntos. Siga a Animal Farma no Instagram e Facebook! Também faça uma visita em uma de nossas unidades e farmácias próprias e franqueadas:

  • Em Santa Catarina: Franqueadora Joinville Matriz América, Joinville Anita Garibaldi e Blumenau;
  • No Rio Grande do Sul: Canoas;
  • Em São Paulo: São Paulo Moema e São Paulo Tatuapé.