Alimentação Vegana para animais

Oclacitinib: O que é e para quê serve?
15 de outubro de 2019
Benefícios do Veganismo
14 de novembro de 2019

O movimento vegano está cada vez maior, mais pessoas preocupadas com o meio ambiente e o bem-estar animal. Muitos veganos querem estender a dieta vegana para os seus pets, seja por questões éticas ou de saúde, mas será que é a melhor escolha para o animal?

Existem muitas discussões sobre o assunto e viemos falar um pouco sobre como – e se – seu pet pode se alimentar de forma saudável numa dieta vegana.

Ficou interessado? Leia esse post até o final!

 

Meu pet pode ser vegano?

O veganismo é uma ideologia que busca por abolir o máximo possível a exploração animal do seu dia a dia, seja na alimentação, vestuário ou outros meios. Então, não. Seu pet não pode ser vegano, em função de algo desse tipo não poder partir dele.

Agora se a pergunta for “meu pet pode viver numa dieta vegana?” aí a resposta é: depende.

Até agora não respondemos nada, não é? Mas a verdade é que depende mesmo.

Falando de cães e gatos já existem muitas diferenças nas necessidades nutricionais um do outro, então precisa ser avaliado separadamente.

E antes de pensar em introduzir uma dieta vegetariana ou vegana para o seu pet, você precisa consultar seu médico veterinário para saber a opinião dele e depois desenvolver o cardápio do seu peludo com o acompanhamento de um médico veterinário especializado em nutrição

Se seu pet for filhote, idoso, gestante, lactante ou tiver alguma doença é ainda mais importante fazer o acompanhamento com um veterinário de confiança.

 

Dieta Vegana para cães

Muitas pessoas consideram os cães carnívoros assim como seus antepassados, os lobos, mas em função de muitos anos de domesticação, passaram a ser onívoros.

Dessa forma, os cães podem sim ter uma vida saudável com uma alimentação vegana e pode inclusive ser uma solução para cães com reações alérgicas a proteína animal.

A dieta vegana funciona para os cães desde que se possa garantir a ingestão correta de proteínas e gorduras, que estão presentes em menores quantidades nos vegetais.

Além disso, a digestão do animal deve ser monitorada para evitar problemas intestinais e para conseguir saber se o organismo está absorvendo o nutrientes dos alimentos normalmente.

Lembrando sempre que, cada animal tem necessidades específicas e, mesmo na alimentação comum, a dieta precisa ser adaptada de acordo com essas especificidades junto com um médico veterinário de confiança.

 

Dieta Vegana para gatos

Assim como os demais felinos, os gatos são carnívoros e precisam de proteína animal para suprir suas necessidades nutricionais. A proteína e amino ácidos presentes na carne são essenciais para que o gato consiga absorver nutrientes, como a vitamina A, e ter uma digestão adequada.

O ideal é fornecer uma ração de alta qualidade, que contenha todos os componentes que seu gato precisa. Vai garantir a saúde e bem-estar do seu amigo.

Agora, para auxiliar questões ideológicas, ainda que não seja o cenário mais adequado, você pode substituir a ração à base de carne, ou a própria carne caso seu gato faça alimentação natural, pode substituir por ovos ou peixes aliado a proteínas vegetais. Não deixando de consultar o médico veterinário antes de mudar a dieta do seu pet.

Mas é muito importante lembrar: gatos não podem ter dietas veganas.

 

Para dietas vegetarianas ou veganas é necessário algum tipo de suplementação?

É necessário sim e nesses casos são usadas às suplementações sintéticas, para evitar que sejam de origem animal. 

De qualquer forma, funciona como na alimentação natural, nem todos os nutrientes que seu animal precisa vão estar presentes com fácil absorção nos alimentos oferecidos. A suplementação entra para cobrir essas falhas e precisa de recomendação médica para garantir que seja administrada corretamente.

Aqui na Animal Farma você encontra toda a suplementação necessária para o seu pet, tendo dieta vegana ou não. Seu pedido pode ser feito por Whatsapp de forma fácil e rápida! Entre em contato com a unidade mais próxima de você.

Fique ligado nas nossas redes sociais para sempre se atualizar sobre a animais de estimação, saúde pet, manipulação veterinária e muitos outros assuntos. Siga a Animal Farma no Instagram e Facebook! Também faça uma visita em uma de nossas unidades e farmácias próprias e franqueadas:

  • Em Santa Catarina: Franqueadora Joinville Matriz América, Joinville Anita Garibaldi e Blumenau;
  • No Rio Grande do Sul: Canoas;
  • Em São Paulo: São Paulo Moema e São Paulo Tatuapé.

Até a próxima!