14 mitos sobre gatos

Custo-benefício da Manipulação
21 de novembro de 2019
Coprofagia canina
24 de janeiro de 2020

Vocês já devem estar cansados de saber que gato preto não dá azar nenhum, não é? Ainda assim, existem muitos mitos que rodeiam o universo dos gatos e viemos aqui para falar de alguns!

Leia a matéria completa para desmistificar os nossos queridos felinos.

1.Gatos odeiam água

A verdade, é que não existe nenhuma verdadeira aversão dos gatos em relação à água. Na verdade, existem muitos bichanos que amam demais brincar com água.

O que acontece na maioria das vezes é que em algum momento, o contato do gato com a água foi forçado, sem respeitar o tempo dele, fazendo com que tenha se sentido encurralado. 

Lembrando que: gatos que vivem em ambientes adequados não precisam de banho. Eles conseguem manter sua higiene em dia por si sós. O banho só é de fato recomendado quando o animal acaba de sujando muito mais que o normal.

2. Gatos enxergam em preto e branco

Já foi provado em estudos que na verdade nossos peludos enxergam em cores sim! Claramente não apresentam uma gama de percepção de cores tão ampla como a dos humanos, percebendo principalmente às cores azul e amarelo, mas ainda assim, não é preto e branco.

3. Não podem ser treinados

As capacidades de aprendizado dos gatos não têm nada a ver com a facilidade, ou dificuldade, em treiná-los. Gatos podem sim ser treinados, mas comparado aos cães, acaba sendo mais difícil porque eles não curtem muito a rotina.

O treinamento tem muito a ver com interação social e a personalidade independente dos gatos acaba dificultando o processo. Mas, com paciência e dedicação, seu gato pode ser treinado sim.

4. Gatos não se apegam aos donos

Gente, é mito dos grandes. Como já falei ali em cima, os gatos são muito independentes e eles acabam por não demonstrar seu afeto de uma forma tão nítida quanto cães.

Eles são muito mais delicados, expressam afeto escolhendo dormir ao seu lado – ou sobre o teclado do seu computador justo quanto você precisa mandar aquele e-mail importante -, por exemplo.

Além disso, ouvimos muito que gatos são “interesseiros” e “traiçoeiros”, mas isso vem na verdade, de uma incapacidade humana de entender a personalidade independente dos felinos, onde nós mesmos projetamos características humanas no animal.

5. Gatos tem 7 vidas

Esse papo de 7 vidas vem de lendas originárias na Idade Média, no período de Caça às Bruxas. As capacidades físicas dos felinos, como flexibilidade e reflexos rápidos, eram entendidos como habilidades relacionados a magia negra, que garantiam um número maior de vidas, chegando a 9 em alguns dos registros. É uma história complexa e bem longa, mas resumindo: não faça nenhum teste. Seu gato tem uma vida só!

6. Sempre caem em pé

Até parece que não, mas é mito sim. Os gatos têm uma FACILIDADE maior de cair em pé, isso todos podemos comprovar entrando em qualquer plataforma de vídeos. 

Devido aos reflexos apurados e a alta consciência corporal, os gato conseguem rotacionar seus corpos para evitar uma queda mais feia.

Muita gente gosta de derrubar um gato para ver a proeza mas acaba por causar uma séria lesão no seu melhor amigo. Apesar da facilidade, não é garantido. É melhor nem brincar com essa teoria.

7. Gatos transmitem asma (e comer sua carne é a cura)

De todos os mitos que encontrei, esse deve ser o mais bizarro. Primeiro que, asma humana e felina são muito diferentes e não existe a menor possibilidade de transmissão de uma espécie para a outra. 

E sobre comer a carne do gato para curar asma, é algo que vem das religiões pagãs, mas não existe nenhuma relação científica.

8. Gatos brancos de olhos azuis são surdos

Existe uma predisposição para a surdez relacionada a um gene presente normalmente em gatos brancos de olhos azuis, mas não é regra. Esse gene pode estar presente também em gatos de outras cores, como nem todo gato branco de olhos azuis é surdo.

9. Leite é um bom alimento para gatos

Leite para gatos, só o materno. É isso! Toda a necessidade de leite de um felino é suprida nos primeiros meses de vida pela mãe. 

Gatos amam leite, mas é um alimento tóxico que pode causar muitos problemas para os felinos. E pensa comigo, o leite de vaca supre as necessidade de um bebê bovino que é não sei quantas vezes maior que um gato. A conta não fecha e o prejudicado é o gato.

10. Grávidas não podem ter gatos

Existe uma predisposição de mulheres grávidas contraírem toxoplasmose e quando tem uma gatinho na equação, ele acaba virando vilão. 

Mas, além de gatos infectados terem uma taxa de apenas 1% de possibilidade de transmissão, seu gato precisa estar muito doente e em fase de eliminação do parasita. Ou seja, se você cuidar devidamente da saúde do seu bichano, não tem perigo pra ninguém.

 

11. Gatos aprendem tudo sozinhos

Outro mito que vem da personalidade independente dos gatos é que eles aprendem tudo sozinhos, mas não é bem assim. Mesmo observando os felinos na natureza, existem fases de aprendizado muito importante em que o gato não está sozinho. Principalmente na socialização e definição de limites. Então, se você quiser que seu gatinho conviva em paz com a família e ainda respeite alguns limites, ele não vai aprender sozinho não.

Ele vai aprender muita coisa sozinho, de fato. Por serem exploradores, acabam por aprender muito sobre o ambiente sozinhos, mas eles também precisam de um guia muitas vezes.

12. Cães e gatos são inimigos

Não tem inimigo nenhum aqui, eles podem até ser muito amigos. O que acontece normalmente é que, não havendo uma socialização e adaptação adequada, pode rolar algum estresse. Muitas vezes, os gatos optam por fugir de situações desconfortáveis como conhecer um novo animal, o que ativa o instintos de caça do cão, aí a bagunça tá feita.

Mas não se preocupe, dá tudo certo se o tempo de cada um for respeitado!

13. Gato preto não dá azar

Tópico 13, porque sim! Gato preto não dá azar nem em sexta 13, nem em Halloween, nem em momento algum. Assim como todo animal, trás é muita sorte e amor.

14. Gatos precisam de menos cuidados que os cães

Mais uma vez, mito. Gatos precisam de cuidados DIFERENTES dos cães, mas não quer dizer que sejam menos. Vai depender muito das necessidades específicas de cada animal. Isso não será definido por ser cão ou gato. 

Leve seu gato regularmente ao veterinário e fique de olho em qualquer tipo de alteração de comportamento e rotina!

 

E aqui na Animal Farma temos tudo para cuidar da melhor forma possível do seu bichano. Seu pedido pode ser feito por Whatsapp de forma fácil e rápida! Entre em contato com a unidade mais próxima de você.

Fique ligado nas nossas redes sociais para sempre se atualizar sobre a animais de estimação, saúde pet, manipulação veterinária e muitos outros assuntos. Siga a Animal Farma no Instagram e Facebook! Também faça uma visita em uma de nossas unidades e farmácias próprias e franqueadas:

  • Em Santa Catarina: Franqueadora Joinville Matriz América, Joinville Anita Garibaldi e Blumenau;
  • No Rio Grande do Sul: Canoas;
  • Em São Paulo: São Paulo Moema e São Paulo Tatuapé.

Até a próxima!