LÁGRIMA ÁCIDA – MANCHA ESCURA NOS OLHOS. O QUE É, O QUE CAUSA, COMO TRATAR E CURIOSIDADES

Higiene Bucal – A importância da escovação dental do seu pet
30 de março de 2020
QUARENTENA: ANSIEDADE NOS PETS. CALMANTE NATURAL E FLORAL PODEM AJUDAR
1 de junho de 2020

O que é?

A mancha escura está relacionada a deficiência de drenagem da lágrima, que é responsável por lubrificar os olhos e livrá-los de corpos estranhos. Um problema comum em cães, podem ser congênitas ou adquiridas. Manifestam-se por olhos lacrimejantes, ou seja, lacrimejamento involuntário e contínuo.

Este lacrimejamento excessivo causa umidade na pele e pelos da região embaixo dos olhos, facilitando a proliferação de bactérias não patogênicas, porém capazes de causar odor fétido e produzir substâncias de coloração escura.

 

O que causa a mancha escura?

Principalmente por obstrução do canal lacrimal ou perda/alteração do trajeto e da drenagem normal das lágrimas e/ou excesso na produção de lágrimas e fluxo lacrimal excessivo.

Em alguns casos está relacionada a anatomia da face (globo ocular saltado), pelo em excesso ao redor dos olhos (o contato dos pelos com os olhos pode irritar e aumentar a produção de lágrima), inflamações, deformações nas pálpebras, alimentação inadequada que altere o pH da lágrima, entre outras.

 

Como tratar?

Primeiramente, ao observar os primeiros sinais das manchas, o veterinário deve ser procurado. Mesmo sendo um problema comum, é importante a análise do especialista para indicar o tratamento mais adequado.

Caso o cão não tenha nenhum problema físico, limpeza e manter a região sempre seca é primordial, além de uma alimentação saudável e balanceada, bem como ativos medicamentosos e naturais, de uso tópico e/ou uso oral, que poderão ajudar na limpeza e clareamento da região, bem como poderão alterar a composição da lágrima e/ou por modificar as bactérias da superfície da pele e da lágrima.

 

Curiosidades:

Algumas raças com maior predisposição a este problema: Pug, Bulldog, Pequinês, Shih Tzu, Maltês, Poodle, Spitz Alemão, entre outros. Sem descartar outras raças ou SRD que podem sofrer deste problema também.

 

Veja a história do Tobby, da Tutora Lívia, nossa cliente que nos enviou esse antes e depois:

Antes, com manchas escuras embaixo dos olhos causadas por lágrima ácida.

 

Depois, após 2 meses do tratamento de 30 dias de lágrima ácida da Animal Farma, com lenços umedecidos de uso tópico e medicamento de uso oral.

Consulte sempre o seu médico veterinário de confiança, peça pela manipulação e faça um orçamento conosco!

 

Aguardamos seu pedido, dúvida ou receita. Nossos WhatsApps:

Unidade Joinville/SC América: (47) 99624-7103

Unidade Joinville/SC Anita: (47) 99624-6195

Unidade Blumenau/SC: (47) 3234-0831

Unidade Canoas/RS: (51) 3150-3030

Unidade São Paulo/SP Moema: (11) 95665-6532

Unidade São Paulo/SP Tatuapé: (11) 94450-5400

Ou clique aqui e fale de forma prática com a unidade de sua preferência: https://www.animalfarma.com.br/franquias/

#animalfarma #lagrimaacida #cuidadospet #medicamentosveterinarios #amoranimal #animallovers #meupet #caes #joinville #Blumenau #canoas #moema #tatuape #franquia