Como você higieniza seu pet?

Convivência de crianças e animais de estimação = inúmeros benefícios
12 de outubro de 2020
Você sabia que os animais podem ter diabetes?
14 de novembro de 2020

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) alerta sobre os cuidados e cautela com os animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que, até o momento, não há evidência significativa de que animais de estimação possam contrair ou transmitir o novo coronavírus. Mesmo assim, a recomendação é de que pessoas infectadas evitem o contato com seus cães e gatos durante o período de isolamento da doença.

Se o animal não transmite, nem pega o Covid-19, por que não posso ficar perto do meu pet se eu estiver com o coronavírus?

Não há comprovação científica de que o animal transmita o Covid-19, mas o tutor infectado, ao espirrar ou tossir, poderá espalhar partículas com vírus na pelagem do animal. Até o momento, não há informações de que o animal em si desenvolva a doença, mas se o pelo estiver contaminado e outra pessoa o tocar, não há garantia de que não haverá transmissão. Nesse momento de incertezas, todo cuidado faz a diferença para evitar o contágio.

 

Existe um coronavírus que atinge o cachorro?

Sim, existe o coronavírus canino, que atinge o trato gastrointestinal de cães, podendo desencadear um processo de diarreia e vômito. Mas o humano é resistente a esse vírus, que não tem nada a ver com o Covid-19, o qual ataca as vias respiratórias.

 

Tem vacina para o coronavírus de cachorro? Humanos podem tomá-la?

As vacinas múltiplas, como a V-8 e a V-10, imunizam o cachorro contra o corononavírus canino, que não é o mesmo que está se espalhando agora, causando a pandemia. Essas vacinas não podem ser aplicadas em humanos e não são eficazes contra o Covid-19.

 

Posso passear com o meu cachorro na rua?

Nesse período de contenção do coronavírus, a recomendação é que as saídas ao ar livre com os animais de estimação sejam curtas e objetivas, acompanhadas de apenas um responsável, apenas para atender às necessidades fisiológicas – sempre evitando contato com outros animais e pessoas, buscando os lugares menos aglomerados e os horários mais tranquilos. Lembrando sempre de se higienizar e higienizar corretamente seu animal assim que retornar.

 

Não abandone os animais

O abandono de animais é inaceitável e já era um problema de saúde pública no Brasil antes mesmo da ameaça do coronavírus, uma vez que cachorros e gatos errantes, sem vacinação e cuidados de saúde, além de indefesos, são potenciais transmissores de zoonoses, aquelas doenças transmitidas de animais para seres humanos, como raiva, leishmaniose, leptospirose, toxoplasmose e outras. Como afirmado anteriormente, não há ainda relação de transmissão do Covid-19 por animais. Dessa forma, reforça-se a necessidade de que as pessoas pratiquem a guarda responsável, cuidem da saúde dos seus pets e mantenham as medidas necessárias para evitar a propagação de doenças.

 

Nossos contatos via WhatsApp:

  • Unidade Joinville/SC América: (47) 99624-7103
  • Unidade Joinville/SC Anita: (47) 99624-6195
  • Unidade Blumenau/SC: (47) 3234-0831
  • Unidade Canoas/RS: (51) 3150-3030
  • Unidade São Paulo/SP Moema: (11) 95665-6532
  • Unidade São Paulo/SP Tatuapé: (11) 94450-5400

Ou clique aqui e fale com a unidade mais próxima de você: https://www.animalfarma.com.br/franquias/