Mitos e verdades sobre a Castração!

Programação 2º Mundo Pet Joinville
5 de fevereiro de 2020
Como proteger seu pet das picadas de inseto!
5 de março de 2020

No mês de Fevereiro é comemorado o dia Nacional da esterilização animal, organizações de proteção animal e organizações públicas de todo o mundo se unem para ações de conscientização, e mutirões de castração são realizados para que mais pessoas tomem a importante decisão de castrar seus pets.

Associada sempre com a melhora no comportamento e saúde dos pets, evita também o hábito de marcar território e o óbvio, evitar filhotes, podendo também prevenir câncer e o surgimento de tumores. Mas a pesar de todos os benefícios, muitos tutores ainda possuem alguns receios e duvidas que soam como mitos, viemos aqui para desmistificar alguns desses.

Quer saber a verdade sobre esses mitos? Leia a matéria completa.

 

Os pets engordam com mais facilidade quando castrados?

Não, quer dizer, talvez. Precisamos prestar atenção em algumas coisas!

Existe a possibilidade de seu pet (gato ou cachorro) mostrar algum aumento de peso, mas isso não será necessariamente em função da castração. O que acontece é que há uma alteração hormonal depois do procedimento, levando ao aumento do apetite e comportamentos mais sedentários. Nesse caso, cabe ao tutor ficar atento a essas mudanças e adaptar a alimentação e rotina de exercícios ideal para seu pet manter o ritmo saudável.

E não é regra, viu? Alguns animais continuam com os mesmos níveis de energia e apetite após a castração, então não há alteração de peso.

Eles sofrem quando são castrados?

Não! Assim como acontece em nós humanos, nos bichinhos também é realizada a anestesia  e a medicação para que ele não sofra com nenhuma dor. A operação é bem rápida e simples, assim como sua recuperação. Claro que no inicio seu pet poderá ficar um pouco indisposto, mas nada de se preocupar, pois é o corpinho dele se recuperando.

Vale lembrar que o procedimento sempre deve ser feito pelo médico veterinário de sua confiança.

Castrando o meu pet, ele permanecera mais em casa?

Sim! Maravilhoso, né?

Seu pet costuma dar muitas voltinhas devido o intuito de satisfazer um instinto sexual. Costuma ocorrer bastante com os gatos, mas após a operação (castração) essa necessidade deixará de existir e, suas saídas diminuíram.

A castração previne doenças?

Sim! A chance de seu pet desenvolver um câncer de mama é de 0,5% quando castrado antes do seu primeiro cio, conforme o Conselho Federal de Medicina Veterinária. Os machos não fogem ao caso, pois o câncer de próstata também pode ser prevenido.

 

E você ainda tem alguma duvida se realmente é hora de castrar seu pet? Caso tenha alguma duvida, consulte o seu médico veterinário de confiança para avaliar o seu caso.

Ah, não se esqueça de nos seguir no Instagram e Facebook para sempre se atualizar sobre os animais de estimação, saúde pet, manipulação veterinária e muitos outros assuntos! Também faça uma visita em uma de nossas lojas Animal Farma.

Até a próxima!